RH Indicadores

Programa de gestão de indicadores e métricas na gestão de pessoas

A ProEnsino Brasil através de sua equipe de inteligência em gestão de pessoas, com a liderança de Maurício Kraemer (CEO), com mais de 25 anos na área e autor do e-book GESTÃO DE INDICADORES DE RH / DHO UM DIVISOR DE ÁGUAS, desenvolveu este programa de gestão de indicadores unindo experiência e prática no alinhamento de uma gestão eficaz, eficiente e produtiva para sua organização. 

Bases do programa

Gerir Pessoas com Precisão

Medir Resultados via Infográficos

Identificar Potencialidades, Fragilidades e Oportunidades

Trilhar Caminhos Numéricos e Comparativos

Prognóstico e Diagnóstico para Tomadas de Decisões

Melhores Resultados Através da Gestão das Pessoas

O que é gestão de indicadores e métricas de RH e gestão de pessoas?

Gestão de Indicadores e Métricas de RH/D.H.O. é uma metodologia/plataforma de dados prática e necessária desenvolvida pela Consultoria ProEnsino Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná ABRH PR, que agora, está ao seu alcance.

Gerir pessoas através de indicadores e métricas é de RH / D.H.O. desafio que este modelo de trabalho objetiva.

Quando uma empresa conhece melhor a gestão por indicadores e métricas, torna-se possível trilhar “caminhos numéricos e comparativos”, tais como percentuais, notas, níveis de atingimento, scores, número de incidências, entre outros, que permitem parametrizar estes indicadores através da ferramenta à qual denominamos GERADOR DE INDICADORES E MÉTRICAS DE RH e D.H.O. (Desenvolvimento Humano e Organizacional).

Gerindo pessoas através de indicadores de RH/D.H.O. você terá noção das potencialidades, fragilidades, oportunidades através dos infográficos, os resultados esperados, serão mensurados, comparados, planejados e visualizados em tempo real.

Com o mapeamento dos indicadores e métricas de RH e GP (Gestão de Pessoas) a organização visualiza de forma panorâmica e ao mesmo tempo por foco (visão detalhada por vetor), os resultados mensuráveis são mais precisos na gestão das pessoas.

Por que indicadores e métricas neste processo?

Lembre-se que um indicador ou resultado mensurado na Gestão de Pessoas gera Impactos, podendo ser positivo (forças) ou “dores” (fragilidades), isto é, um indicador pode ser tanto positivo quanto negativo à organização.

Estes impactos (positivos e/ou negativos) devem ser medidos pela percepção que os gestores e envolvidos tem naquele momento histórico da organização. Chamamos este comitê de avaliação por indicadores de “três pilares”, este conjunto (tríade) formam o bojo de avaliação deste projeto, sendo: RH / Gestores imediatos e estratégicos / Alta Administração e Diretoria.

Esta análise é a avaliação das ”condições “atmosféricas” que o a empresa/organização proporciona aos seus colaboradores no que tange a RH e políticas de desenvolvimento da empresa como um todo.

O que é o Gerador de Indicadores de RH na gestão de pessoas?

É uma ferramenta desenvolvida para Mapear, Identificar, Visualizar e Mensurar resultados de indicadores e ações para a Gestão eficaz de Pessoas e Recursos Humanos e gestores de linha na empresa/organização.

Mapear

Identificar

Visualizar

Mensurar

Objetivos do gerador de indicadores de RH / D.H.O.

• Visualizar fragilidades, potencialidades e oportunidades na gestão de pessoas;

• Orientar na tomada de decisão para a gestão de RH / Pessoas com base no prognóstico e diagnóstico obtido;

• Definir as necessidades de evolução na gestão de pessoas;

• Obter informações robustas para a criação de um plano de ação para o RH / Organização.

Vantagens obtidas com a aplicação da ferramenta

• Apresentar panorama de 12 macro indicadores com 10 vetores internos para cada macro indicador;

• Infográficos mensurados com resultados em forma de gráficos por ponteiro e gráficos radiais;

• RH protagonista no atingimento dos resultados do negócio;

• Trabalho conjunto das áreas internas: RH / Gestores Estratégicos / Alta Administração / Diretoria;

• Definição dos objetivos e indicadores de desempenho dos principais processos de RH/DHO;

• Apresentar dados alfa numéricos de indicadores, métrica por percepção, níveis de observação por focos de ação (vetores);

• Expor níveis de ação e seus escores comparativos por vetores em todos os macro indicadores;

• Analisar resultados com foco dirigidos em: ações massivas, ações periódicas ações ou pontuais;

• Definir as necessidades de evolução na gestão de pessoas e processos de seu escopo;

• Subsidiar/criar plano de ação para a área de Gestão de Pessoas / organização.

Vamos aplicar na sua organização?

A aplicação da ferramenta GERADOR DE INDICADORES DE RH e GP viabiliza realiza-se a série histórica que permite à empresa visualizar novas medições de resultados na gestão da empresa como um todo, assim, com o passar do tempo as fragilidades são revisadas, balizadas, e reencaminhadas para resultados esperados.

Lembre-se que um indicador ou resultado métrico na Gestão de Pessoas gera Impactos, podendo ser positivo (forças) ou “dores” (fragilidades), isto é, um indicador pode ser tanto positivo quanto negativo à organização. 

Estes impactos (positivos e/ou negativos) devem ser medidos pela percepção que os gestores e envolvidos tem naquele momento histórico da organização. Chamamos este comitê de avaliação por indicadores de “três pilares”, este conjunto (tríade) formam o bojo de avaliação deste projeto. 

Esta análise é a avaliação das ”condições atmosféricas” que o a empresa/organização proporciona aos seus colaboradores no que tange a RH e políticas de desenvolvimento da empresa como um todo.

Este processo permite realizar o plano de ação em conjunto por toda a organização com base sólida, e, o crescimento dos processos, das pessoas e da empresa é visível e consistente.

Mais Informações

    ProEnsino Brasil © 2021 por Lógica Comunicação
    Política de Privacidade